Maior fabricante de caixas d’água se instalará no CE

29 de Abril de 2014

Na última semana, a empresa Fortlev Nordeste Indústria e Comércio de Plásticos acertou instalação de uma unidade industrial em Pacajus, região Metropolitana de Fortaleza, após reunião realizada com representantes da empresa e membros da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede). O investimento é de R$ 45 milhões, com geração de 190 empregos diretos e 570 indiretos.

A empresa, que é líder no mercado nacional em seu segmento, pretende fabricar caixas d’água, cisternas, tanques, eletroduto flexível corrugado, tubos de PVC (usados para escoamento de água e esgoto), conexões e fossas sépticas, dentre outros.

Logística

Conforme o presidente do Cede, Alexandre Pereira, a instalação deve aquecer também o mercado de logística e fretes na região. “São produtos que precisam de uma grande rede de transportes para escoamento. Para cada emprego direto gerado, muitos outros são criados em cadeia pelo mercado. Por isso o trabalho de atração de investimentos é fundamental pra distribuir riquezas na economia cearense”, ressalta.

Atualmente, a fábrica da empresa mais próxima do Ceará fica em Camaçari (BA). O novo empreendimento vai permitir que os produtos fabricados no Ceará atendam, além do próprio estado, a demanda do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Pará. Para o diretor de infraestrutura da Adece, Eduardo Neves, a instalação da empresa em Pacajus é estratégica pela presença da BR-116 e pela localização num raio de até 1.500 km das principais cidades do Norte e Nordeste. “Isso alcança um mercado superior a 60 milhões de pessoas, numa região constantemente afetada por problemas de estiagem”, afirma.

De acordo com Aécio Gonçalves, diretor da Pentagonal Consultoria e Investimentos, responsável pela elaboração do projeto, nesta semana já será dada a entrada no pedido de licença ambiental. “As obras devem iniciar em até 6 meses. O objetivo é ter a fábrica em funcionamento já no próximo ano”, diz. O terreno onde a nova planta será instalada tem 52 mil metros quadrados.

A empresa

A Fortlev foi criada em 1984, atuando na fabricação de pias e tanques. A partir de 1989, passou a investir em caixas d’água de fibra de vidro, que, em função de suas características (forte e leve), deu nome à empresa. Hoje, é líder de mercado e possui cinco fábricas: uma em Serra (ES), duas em Camaçari (BA), uma em Cajamar (SP) e em Araquari (SC), atendendo a 96% dos municípios brasileiros.

 

Fonte:  Diário do Nordeste

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/maior-fabricante-de-caixas-d-agua-se-instalara-no-ce-1.1004415