Ypê lança pedra fundamental de fábrica em Pacajus

10 de Junho de 2014

Dentro de 90 dias deve ter início, em Pacajus, a construção de um Centro de Distribuição e da sexta fábrica da Química Amparo Ltda. Proprietária da Ypê, uma das maiores fabricantes de produtos de limpeza do país, a empresa lançou ontem a pedra fundamental para implantação dos empreendimentos. A fábrica ocupará uma área de 130 mil m². O investimento total é de R$ 150 milhões, com geração de cerca 370 empregos diretos e de 1.500 indiretos.

O presidente executivo da Ypê, Waldir Beira Júnior, ressaltou as condições oferecidas pelo Estado do Ceará para atração de novos investimentos. Segundo ele, o crescimento acima da média nacional e a infraestrutura foram levados em conta na decisão estratégica da localização do novo empreendimento no Estado. “Nossa indústria precisa de uma boa estrutura viária, proximidade a um bom porto marítimo, além de disponibilidade de água, tudo isso encontramos aqui no Ceará”.

A presidente do conselho de acionistas da Indústria Ypê, Ana Maria Veroneze Beira, participou da solenidade e destacou a trajetória de 64 anos da empresa, afirmando que um dos princípios do grupo é ajudar a construir um mundo melhor, dando condições de igualdade para todos.

Waldir Júnior adiantou que com a nova planta, o Ceará deve passar da atual condição de importador de produtos de limpeza para exportador nacional. “Esse momento simboliza a nossa intenção de contribuir como mais um agente de desenvolvimento do Ceará”.

O consultor do projeto da Ypê no Ceará, Aécio Gonçalves, informa que a empresa vai dar entrada no licenciamento ambiental, na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), ainda nesta semana. Acrescenta que o projeto arquitetônico está sendo concluído e a previsão é que a fábrica, após o início das obras mais ou menos dentro de três meses, entre em operação dentro de 20 meses.

Investimentos

O governador Cid Gomes, também presente no evento, comemorou o fato do investimento ser de uma empresa com capital nacional. Gomes falou também do desafio que é elevar a renda média do Ceará em relação à nacional, e fazendo uma analogia com a rodovia que passa em frente às futuras instalações da Ypê, afirmou que o governo trabalha para fortalecer os investimentos no Estado. “Ao invés de termos mais caminhões chegando em direção ao Estado, queremos mais caminhões saindo daqui e levando os produtos cearenses para o restante do país”, pontuou.

 

Fonte: O Povo

http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/06/10/noticiasjornaleconomia,3264556/ype-lanca-pedra-fundamental-de-fabrica-em-pacajus.shtml